2012/01/16

50º Aniversário da revolta armada de Beja

 
 
A sessão comemorativa do 50º aniversário da revolta armada de Beja e de homenagem aos seus participantes, promovida pelo Movimento Cívico Não Apaguem a Memória - NAM em cooperação com a Comissão de Participantes, realizada em Lisboa, na Biblioteca Museu da República e da Resistência em 14 de Janeiro de 2012, teve uma grande afluência de público que encheu o anfiteatro os corredores e salas anexas.

Entre os presentes estavam muitos dos participantes na revolta de Beja, nomeadamente o coronel João Varela Gomes e Edmundo Pedro, assim como conhecidos “capitães de Abril”, alguns dos quais, em representação da Associação 25 de Abril, como o general Pezarat Correia, o comandante Contreiras, os coronéis Aniceto Afonso, Mário Tomé, Rosado da Luz,  além de conhecidas figuras da intelectualidade e da vida pública como o ex-ministro das Obras Públicas Eng. Mário Lino, professores universitários como Paulo Almeida ou Luís Salgado Matos, historiadores como Jorge Martins ou Luisa Tiago de Oliveira, o Dr. Ernâni Pinto Basto ou a Drª. Luisa Corte Real.

As intervenções dos historiadores Irene Pimentel e António Louçã e do coronel Carlos Matos Gomes despertaram muito interesse. O debate, na segunda parte da sessão, trouxe o testemunho de vários participantes e de pessoas que viveram os acontecimentos como Ramiro Morgado.

Especialmente tocante foi o testemunho de Maria Eugénia (na fotografia), mulher do então capitão e hoje coronel Varela Gomes, que a ditadura levou a julgamento e, numa atitude de revoltante vingança, manteve presa durante um ano e meio.
_______________

Participantes na acção revolucionária de Beja presentes na sessão promovida pelo NAM

Que participaram directamente nalguma(s) das três tentativas (a 2 e 9 de Dezembro/61 e 1 de Janeiro/62) do assalto ao quartel de Beja:

Airolde Casal Simões, Alfredo Guaparrão, António dos Santos Pereira, António da Graça Miranda, António Pombo Miguel, Delmar Silva, Edmundo Pedro, Eugénio Filipe de Oliveira, Francisco Leonel Rodrigues Lobo, Fernando Roxo da Gama, família de Gualter Nunes Basílio, João Paulo Varela Gomes, José Duarte Galo, Luís Carlos, Manuel da Costa, Manuel Pedroso Marques, Manuel Peralta Bação, Viúva de Manuel Serra, Maximino Serra, Raul Zagalo Gomes Coelho, Venceslau Lopes de Almeida, Victor Quintão Caldeira

Envolvidos na acção revolucionária de Beja:

António Brotas, Maria Eugénia Varela Gomes, Carlos Veiga Pereira, José Hipólito dos Santos e a família de Carlos Prazeres Ferreira.

Sem comentários: