2015/01/21

Conferências na Alemanha (RDA) em... 1986


 
   
 
Ofereceram-me este livro miniatura sobre Halle há quase 20 anos. Reencontrei-o agora no fundo do baú e para satisfazer a vossa curiosidade conto-vos como chegou ele aqui.
Em 1986, era ainda militante e membro do CC do PCP, fui, nessa qualidade, à RDA, a Alemanha socialista, fazer um ciclo de conferências sobre a situação política, social e económica de Portugal. Estas conferências integravam-se no intercâmbio de informações entre o PCP e o PSUA (Partido Socialista Unificado da Alemanha) que governava a RDA.
Este relato sustenta-se apenas na memória pois alguma documentação, intervenções, recortes de notícias saídas na imprensa alemã, estão em arquivo que não tenho aqui, agora, à mão, salvo o livrinho e duas fotografias tiradas na conferência de Berlim e nas quais sou o tipo de barba com gravata.
 
(Clique nas imagens aumenta-as)
As conferências tiveram lugar nas cidades seguintes: Gera (cidade com cerca de 100 mil habitantes no Estado da Turíngia), Halle, Dresden e Berlin, aqui para jornalistas, da imprensa escrita, rádio e televisão.
Berlin, toda a gente conhece, dispensa apresentação. De Dresden talvez valha a pena referir que lhe chamam a Florença do Elba e é considerada a capital barroca da Saxónia. É uma cidade linda. E foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial, entre 13 e 15 de Fevereiro de 1945, com a Alemanha já derrotada, por "tapetes de bombas" de sucessivas vagas de bombardeiros ingleses e norte-americanos e os seus habitantes chacinados durante a 2ª Guerra Mundial. Foi uma represália terrorista contra o terror nazi de Hitler à custa de população civil e de uma cidade sem bases nem interesse militar. 1300 bombardeiros, 3.900 toneladas de bombas incendiárias desencadearam uma tempestade de fogo que deu o resultado que a imagem revela e a morte demais de 25 mil pessoas e um número incalculável de feridos.
Halle é uma cidade com uma universidade muito antiga, a universidade de Lutero e suponho que por tal razão geminada com Coimbra. Por isso e porque me ofereceu aquele livrinho, leva maior descrição
« Halle, situada nas margens do Rio Saale, é a maior cidade do estado regional de Saxónia-Anhalt, na Alemanha, ficando a cerca de 150 km a sudoeste de Berlim. Tem aproximadamente 300 000 habitantes e uma área administrativa de 135 km2.
A cidade é considerada a capital cultural do seu estado. É o berço do famoso compositor Handel, e, por isso, a cidade dedica-lhe especial atenção através da realização do Festival de Handel, ou do Festival dos Coros das Crianças. Famosas são também a Igreja do Dom, a Livraria de Marienkirche e a Casa da Ópera.
É ainda sede da Universidade Martin-Luther, fundada em 1694, que durante muitos anos foi também o centro principal do Pietismo e do Iluminismo do país
Com a industrialização da Alemanha, no século XIX, a "Leopoldine", a academia dos cientistas mais antiga do mundo, fundada em 1652, contribuiu para a ampliação das Ciências da "Alma Mater" de Halle.
Durante a época da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), a sua periferia constituiu um importante centro da indústria química. Desde a reunificação, em 1990, a cidade passou a atrair empresas de outros sectores como a indústria de multimédia, alimentícia, entre outras.» in site da CM de Coimbra.)