2015/12/04

OLISIPO



Durante a construção de um parque de estacionamento na Praça D. Luís I na zona ribeirinha lisboeta, foi feita uma importante descoberta arqueológica que permitiu saber que este local era uma baía onde os navios romanos ancoravam para o trânsito de cargas, mercadorias e passageiros, desvendando assim um fundeadouro datado de entre o século I a.C e o século V d.C.
Esta descoberta permitiu também perceber a importância deste porto no Império romano e em toda a região atlântica, já que  chegavam navios de todas as partes do Mediterrâneo. E com estes dados foi realizado o documentário “Fundeadouro Romano em Olisipo”, criando imagens em 3D que retratam aquilo que seria a cidade de Lisboa na época romana.
Aqui fica um excerto do documentário “Fundeadouro Romano em Olisipo” com imagens do possível aspeto da Lisboa romana:

1 comentário:

Anónimo disse...

Exibição do documentário no Cinema São Jorge
17 de janeiro, pelas 19H.

Entrada gratuita, limitada à capacidade da sala.
Reservas de lugares: info@cinemasaojorge.pt
Os bilhetes podem ser levantados até uma hora antes do início do documentário.

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, nº.175
Lisboa

Conhecer Olisipo, a Lisboa de há quase dois mil anos, a cidade como nunca a viu através do documentário da autoria de Raul Losada, com uma inédita e surpreendente recriação arqueológica virtual 3D de César Figueiredo.
Tendo como fio condutor uma campanha arqueológica na Praça D. Luís I, que revelou um fundeadouro de época romana, deixe-se levar por uma história do império romano, com paragem obrigatória na “capital” portuária da província da Lusitânia.
Há milhares de anos, Olisipo seria uma cidade marítima aberta ao império e um dos mais importantes portos de toda a fachada Atlântica, ligando o Mediterrâneo ao norte da Europa, abastecendo os exércitos de Roma estacionados na Britânia e Germânia Inferior.