2014/02/22

Católicos, ateus ou agnósticos irmanados na evocação da luta contra a ditadura fascista


 
Foi uma tertúlia. Diria mesmo, foi uma senhora tertúlia. Era promovida pelo NAM e pelo Instituto São Tomás de Aquino, e aconteceu ali, no Convento dos Dominicanos, em Lisboa. Por parte do NAM a ideia e a excelente organização deve-se à Ana Isabel Pena e ao José Dias. Avaliando pelos resultados, visto não ter melhor informação, garanto que o apoio do Convento dos Dominicanos e do Instituto São Tomás de Aquino foi decisivo. A Ana, via-se bem, andava por ali dando ordem a tudo e a todos animava com o seu sorriso para que esquecêssemos, lá fora, o governo e a crucificação dos portugueses, todos os que não sejam da roda do actual PSD/CDS ou não pertençam à casta dos donos de Portugal.  O José Dias, coimbrão de muitos costados, que para não o tratarmos por Sr. Dr. nos informou que era da cidade mais universitária de Portugal mas que não viessem com títulos porque ele era especialista da porra de coisa nenhuma. Moderou o debate e moderou de tal modo, com tanto humor e assertividade que a todos encantou. Comuniquei-lhe que noutra roda de amigos o anunciara como o maior ativista de Coimbra mas que logo me emendaram, que não, não senhor, maior ativista... da península ibérica.

As intervenções seguiram o programa que enfeita este "post" e ali se vê. Os testemunhos foram muito valiosos e os perto de 200 assistentes bebiam as palavras, ora serenas ora emocionadas, de quem nos oferecia, ali, comoventes e exaltantes, momentos únicos da sua vida na luta contra a ditadura onde não faltou o relato das prisões e das torturas sofridas às mãos da PIDE.
_______________________
Já o jantar arrefece e entre enviar agora, para os espaços siderais, este "post" a meio caminho ou mostrar-vo-lo mais tarde mais compostinho optei pela celeridade para vos mostrar as imagens que nos dominicanos colhi e porque a vida não espera. Depois voltarei à conversa se estiverem de acordo.
(Um clique nas imagens e elas oferecem-se em todo o seu explendor)