2013/12/26

Pieter Bruegel - O Velho e os Provérbios Flamengos

Os Provérbios Flamengos ou Os Provérbios Holandeses (óleo sobre madeira 117 x 163 cm) é uma obra magistral do grande mestre flamengo Pieter Bruegel O Velho (1525 - 1569) pintada em 1559.

Nesta obra o pintor ilustra mais de 100 provérbios holandeses. O número varia conforme os estudiosos porque a mesma cena pode representar mais do que um provérbio. As imagens que se seguem à do quadro identificam cada um deles, no total de 118, de acordo com os estudos e obra de Rose-Marie e Rainer Hagen.
Pieter Bruegel tinha 40 anos quando entrou em Bruxelas o Duque d'Alba, o maior e mais temido comandante dos exércitos de Filipe II de Espanha, encarregado de espalhar o terror por onde passava. Muitos foram os massacres levados a cabo pelas tropas espanholas nos Países Baixos, uma das muitas possessões de Filipe II, da Casa de Habsburgo, para submeter e converter pela força os protestantes à religião católica. Pieter Bruegel viveu esses tempos de perigo e repressão em que foram assassinadas mais de uma centena de milhar de pessoas nos Países Baixos . Há quem não tenha dúvidas em interpretar muitas das suas obras como testemunhos de identificação com a rebelião anti-filipina ainda que nunca de forma explícita pois isso custar-lhe-ia a vida. 
 
 
 
 


2013/12/23

El Prado nas Janelas Verdes, em Lisboa

"A Paisagem Nórdica do Museu do Prado" é o nome da exposição patente ao público de 3 de Dezembro de 2013 a 30 de Março de 2014, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa que traz 57 pinturas dos grandes mestre do séc. XVII,  Rubens, Brueghel- O Novo, Lorrain pertencentes a um dos melhores museus do mundo, El Prado, de Madrid. É uma oportunidade a não perder pelos amantes das artes plásticas.

 http://youtu.be/GXpJy27VtOw  Bilhetes e informações em: http://www.pradoemlisboa.pt/

Entre as obras que nos "visitam" estão quadros célebres tão preciosos como:
Paisagem Alpina, de Tobias Verhaecht;
A vida no Campo, A Abundância e os Quatro Elementos e Boda Campestre de Jan Brueghel o Velho;
A Visão de Santo Huberto, pintada em colaboração com Peter Paul Rubens;
Paisagem com Ciganos e Tiro ao Arco, de David Teniers;
Cerco de Aire-sur-la-Lys, de Peeter Snayers;
Bosque, de Simon de Vlieger.
Tenha-se em conta que Brueghel é o apelido de uma família de grandes mestres pintores flamengos. Pieter Brughel é o avô (1525? - 1569), o maior, na minha opinião e que leva a designação de o Velho para não se confundir com outro grande pintor, o seu filho mais velho com o mesmo nome e a que se costuma designar por Pieter Brueghel o Novo ou o Jovem (1564-1636). O segundo filho chama-se Jan Brueghel, no entanto, como o filho deste, também pintor, tem nome igual ao seu o pai é designado por Jan Brueghel o Velho e o filho por Jan Brueghel o Novo ou o Jovem que é, portanto, neto de Pieter Brueghel o Velho.
Junto algumas imagens dos quadros em exposição no MNAA. Tenha-se em conta que as cores não são muito fiéis aos originais e em pintura a cor é fundamental. Algumas imagens não cobrem totalmente a pintura cortando ligeiramente as suas margens. Servem para dar uma ideia da grande beleza destas obras de arte.
 
"Visão de Stº Huberto" (1617-20) óleo s/ madeira 63cm x 100cm de Rubens e Jan Brueghel o Velho


Boda campestre (1621-23) Jan Brugel - O Velho

"Paisagem de neve com armadilhas para pássaros" (1601) de Pieter Brueghel o Jovem (é uma obra que reproduz a pintura com o mesmo nome da do seu pai pintada em 1565)