2013/12/26

Pieter Bruegel - O Velho e os Provérbios Flamengos

Os Provérbios Flamengos ou Os Provérbios Holandeses (óleo sobre madeira 117 x 163 cm) é uma obra magistral do grande mestre flamengo Pieter Bruegel O Velho (1525 - 1569) pintada em 1559.

Nesta obra o pintor ilustra mais de 100 provérbios holandeses. O número varia conforme os estudiosos porque a mesma cena pode representar mais do que um provérbio. As imagens que se seguem à do quadro identificam cada um deles, no total de 118, de acordo com os estudos e obra de Rose-Marie e Rainer Hagen.
Pieter Bruegel tinha 40 anos quando entrou em Bruxelas o Duque d'Alba, o maior e mais temido comandante dos exércitos de Filipe II de Espanha, encarregado de espalhar o terror por onde passava. Muitos foram os massacres levados a cabo pelas tropas espanholas nos Países Baixos, uma das muitas possessões de Filipe II, da Casa de Habsburgo, para submeter e converter pela força os protestantes à religião católica. Pieter Bruegel viveu esses tempos de perigo e repressão em que foram assassinadas mais de uma centena de milhar de pessoas nos Países Baixos . Há quem não tenha dúvidas em interpretar muitas das suas obras como testemunhos de identificação com a rebelião anti-filipina ainda que nunca de forma explícita pois isso custar-lhe-ia a vida. 
 
 
 
 


Sem comentários: