2013/06/08

Na Bósnia em 1997

Em Julho de 1997 estive na Bósnia na qualidade de membro da Comissão Parlamentar de Defesa da Assembleia da República, no âmbito de uma delegação que se deslocou a este novo país resultante do desmembramento da Jugoslávia, para visitar as tropas portuguesas sediadas em Rogatitsa. Da delegação faziam parte Eduardo Pereira presidente da CPDefesa ((PS) , Marques Júnior (PS) já falecido), Acácio Barreiros (PS), João Amaral (PCP) também já falecido, Cardoso Ferreira (PSD) que se vêem de costas na primeira e eu próprio que tirei a fotografia, na qual se vê ainda o coronel Carmelino Mesquita que comandava a força portuguesa e o embaixador português em Sarajevo. Ao fundo vê-se o helicóptero que nos transportou entre Sarajevo e Rogatitsa.
A força militar portuguesa fazia parte da EUFOR e estava em "missão de paz" na Bósnia na sequência da guerra fratricida que levou ao desmembramento da antiga Federação da Jugoslávia e que teve lugar entre 1991 e 1995.
Na foto em que estou com Marques Júnior vê-se, ao fundo, Sarajevo, capital da Bósnia Herzegovina, que sofreu grandes bombardeamento durante a guerra que opôs a população sérvia e a população bósnia maioritária. Recordo-me de ter  inadvertidamente pregado um susto ao embaixador quando saí da estrada e entrei pelo campo para tirar umas fotos. Gritou-me, "não se mexa e volte pelo mesmo caminho, os terrenos ainda estão cheios de minas".
Em Rogatitsa procurei saber se o que me contavam os militares portugueses teria fundamento: que eram bem vistos e bem tratados pela população local que na Bósnia se manifestava particularmente contra a tropa de alguns países aí presentes pelo seu comportamento arrogante para com os locais. Pareceu-me que a informação tinha fundamento. Quando declinávamos a nacionalidade numa curta volta pela povoação éramos manifestamente bem recebidos. Alguns militares portugueses dando fé à legenda da nossa propensão para a miscigenação já tinham, aliás, planos ou promessas de casamento com moças locais.
(Nota: um clique nas fotos amplia-as)


Sem comentários: