2013/06/06

402 estudantes pedem a demissão de Salazar, em 1959.

José Bernardino, meu colega do IST foi quem me veio pedir a assinatura, em 1959, para o abaixo-assinado  que a seguir reproduzo. Assinar um documento destes era então um risco sério à liberdade e ao futuro profissional. Mas o fascismo se metia medo também criava uma intolerável indignação e tornava corajosas pessoas comuns. 
Conheci o José Bernardino na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico era já ele um quadro experimentado e carismático do movimento estudantil. Vivia na Av de Roma com os irmãos. As tertúlias em sua casa levavam-me a imaginar o que seria uma sede do PC. O mais velho era o Davide outro quadro político de envergadura. Viria a ser morto, em Angola, pela UNITA, quando exercia medicina, no Huambo, sua terra natal. O Zé foi também meu colega de tropa, a partir de Agosto de 1959, uns meses depois deste abaixo-assinado. Foi ele que me recrutou para o PCP, em Vendas Novas, na Escola Prática de Artilharia, onde iniciámos o Serviço Militar Obrigatório como cadetes. Depois fomos colocados, em Janeiro de 1960, mais o Ernâni Pinto Basto e o José Almada Negreiros, já como oficiais milicianos, no GACA-2, em Torres Novas. O José Bernardino passou a viver na clandestinidade, como "funcionário" do PCP a partir de 1961. Foi preso logo em 1962, no âmbito de grandes lutas estudantis, tendo saído em liberdade só em 1969. Voltou à clandestinidade pouco depois da libertação. Foi membro do CC do PCP, foi casado com Manuela Bernardino de quem teve duas filhas. Faleceu em 1996, com apenas 62 anos. Link. Ernâni Pinto Basto foi professor de Matemática e ficou celebrizado, nomeadamente, na foto que deu origem a um não menos célebre livro "A FOTO" como se explica aqui. José Almada Negreiros filho do grande Almada, era arquiteto e também um excelente camarada (camarada era e é o tratamento usual nas Forças Armadas). Depois do 25 de Abril reencontrámo-nos para jantar e festejar o fim da ditadura, ele, eu e o Ernâni. Nós levávamos uns carritos vulgares e ele com um Porsche achou conveniente desculpar-se:"É que eu não posso andar a mudar de carro todos os anos!". 
 




1 comentário:

Anónimo disse...

deve ter uns netos muito contentes com o país e consigo por certo !