2012/12/09

A Igreja e a Sexualidade

Um dos cafés que frequento tem o CM e, com o devido cuidado, folheio-o. Para saber se aquelas raparigas das últimas páginas continuam muito bonitas, para ver se o artigo de opinião da página 3 é de autor que mereça respeito. E há-os, vários. Ontem li "Fé e pensamento" do padre, Fernando Calado Rodrigues.
O Início da leitura surpreendeu-me. Era um apelo à razão, à racionalidade sobre assunto de fé. Padre, o autor… aumentava a minha expectativa. Prossegui:
“Amanhã celebramos um dos últimos dogmas definidos pela Igreja: o da Imaculada Conceição. Foi há quase 160 anos que o Papa Pio XI o proclamou.

"Não foi uma imposição do papado aos fiéis. Mas foi uma vivência dos crentes que se impôs à Igreja. Séculos antes da proclamação dogmática da concepção da Virgem Maria sem mácula, já se acreditava e celebrava essa verdade.”
... “Contudo, também ela [a Igreja] reconheceu que jamais os poderá compreender perfeitamente e que nunca os conseguirá explicar e provar de uma forma puramente racional.
Maria, escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, foi preservada do pecado, mas não foi dispensada de se interrogar nem de encontrar razões para a sua fé: é esta a perspetiva evangélica.
“Quando o Anjo lhe anuncia que vai ser a Mãe de Jesus, ela interroga-se: Como será isso possível? O Anjo responde que a Deus nada é impossível. …
"Então Maria (mesmo continuando sem compreender plenamente a missão que lhe é confiada) dá o salto da fé e disponibiliza-se para ser a Escrava do Senhor. Maria torna-se, assim, um modelo para todos os cristãos. Como ela, também todos se deverão interrogar, refletir e pôr mesmo em questão as suas crenças. Só assim poderão desenvolver uma fé mais consciente e consistente.”
________________

O autor começa por um apelo à racionalidade para a certa altura quanto tudo deixa de fazer qualquer sentido (a gravidez por obra e graça do Espírito Santo) devemos dar o salto de fé para aceitarmos como muito razoável, sem prejuízo da razão, a… mais absoluta irracionalidade. Por fim aconselha "Como ela [a virgem Maria], também todos se deverão interrogar, refletir e pôr mesmo em questão as suas crenças." E faz bem, mas põe em perigo a aceitação do absurdo!
Claro que respeito a religião e a religiosidade e seria a última coisa a passar-me pela cabeça discutir a racionalidade do irracional questionando o absurdo dos dogmas, pois eles são dogmas exatamente por serem absurdos. E sabemos que fins serve a alienação da mente humana.
Mas o ponto a que queria chegar não era o de pôr em dúvida a virgindade da menina tornada mãe por obra e graça do Espírito Santo e elevada a Santíssima Mãe de Deus. Isso eu dou de barato. O meu ponto é o qualificativo de “imaculada” , é a designação de mulher “sem mácula”, que vem a ser a condenação divina da mulher, por ser mulher, da mulher por ser mãe, a condenação absurda da faculdade mais essencial para a existência da humanidade. É a condenação do ato sexual, do ato que dá a vida, do ato fonte de prazer e essencial, para lá da maternidade, à saúde física e frequentemente mental dos homens e das mulheres.
Por fim e não menos relevante, do acto sexual de homem e mulher o pecado fica só para ela.

Nisto a Igreja Católica tem grandes afinidades com o Islão.

Sem comentários: