2011/03/03

Fernando Vicente torturado pela PIDE

Fernando Vicente é Engenheiro Civil, reformado, casado com a Bárbara, pai de duas filhas e avô. E foi dirigente do PCP muitos anos. Ainda fomos colegas no Instituto Superior Técnico mas pouco tempo depois de se formar, em 1972, foi preso pela PIDE, acusado de ser membro do PCP, então ilegal. Para que denunciasse os seus companheiros e a sua actividade foi submetido a torturas inomináveis. Não prestou declarações. Para o demover, a PIDE submeteu-o a torturas até ao limite da resistência humana, até à beira da morte. Até ao inacreditável. Fernando Vicente nunca supôs que pudesse suportar tanta tortura, que incluiu a estátua, durante tantos dias e noites sem o deixarem dormir. É necessário ouvi-lo e vê-lo, no video, para se ter uma ideia, mesmo remota, do que eram as torturas da polícia política de Salazar e Caetano, no Portugal que viveu 48 anos, sem interrupção, de ditadura fascista.
O vídeo que se segue foi retirado da SIC online, que disponibiliza o código para cópia, do programa Histórias com gente dentro, emitido no dia 1 de Março de 2011, às 21:40 h.
A parte do video relativa ao Fernando Vicente está entre os 20 e os 25 minutos. Como seria necessário autorização para extrair e republicar a parte que me interessava (no Youtube, p.ex.) coloquei aqui todo o programa, com cerca de 30 minutos. Mas quem queira ver apenas a entrevista do FV pode dar início ao vídeo e em seguida com o rato pode arrastar o cursor que aparece na parte de baixo do vídeo para o minuto 20.
O video também está disponível do site do NAM - Movimento Cívico Não Apaguem a Memória.
.........................