2005/10/17

Alberto Carneiro-Colecção Berardo

Escultor nasceu em 1937, em S. Mamede de Coronado. De 1947 a 1958 trabalhou nas oficinas de arte religiosa da sua terra natal, onde se iniciou nas tecnologias da madeira, da pedra e do marfim. Licenciou-se em Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e pós-graduou-se na Saint Martin’s School of Art de Londres. O corpo, a vida e a natureza sempre foram as referências primeiras e essenciais - as grandes linhas conceptuais do trabalho deste artista, fortemente ligado a uma espiritualidade oriental que dá sentido à sua obra.
Nos anos 80, retoma o trabalho sobre madeiras preciosas (buxo, cedro). Mântrica (1987-88) apresenta pontos de contacto com as mais antigas criações de Carneiro. Mântrica, é, também ela, um exercício místico, na tentativa constante de “se reencontrar nas raízes de si mesmo”.
Tem organizado, participado e dirigido cursos, debates e seminários sobre dinâmica corporal, sobre arte e sobre pedagogia. Foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. [Link]

Sem comentários: