2005/04/11

Memória de Barros Moura

Em 5 de Abril de 2005, a Biblioteca- Museu da República e da Resistência, em Lisboa, tomou a iniciativa de homenagear José Barros Moura por ocasião do 2º aniversário do seu falecimento ocorrido a 25 de Março de 2003.
Na presença da viúva, Margarida Lucas Barros Moura, do filho, Manuel Barros Moura e outros membros da família e muitas dezenas de amigos foram apresentados depoimentos que evocaram a vida de José Barros Moura, do estudante da Universidade de Coimbra, do político, como lutador anti-fascista e depois como deputado europeu, deputado da Assembleia da República e autarca, do jurista e académico. Depoimentos onde sobressaiu, sem excepção, o retrato do homem de carácter e inteligência que deixa na universidade, na política, no seu país, uma marca indelével.
Entre os seus amigos estavam muitas figuras públicas, nomeadamente da política e da universidade como o ministro da Saúde, Correia de Campos, o Secretário de Estado da Administração Interna José Magalhães, o deputado Manuel Alegre, o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, professores universitários ou eminentes constitucionalistas como Joaquim Gomes Canotilho, José Manuel Correia Pinto, Álvaro Veiga de Oliveira, Garcia Pereira, e muitas outras.
Manuel Alegre leu dois poemas do seu "Livro do Português Errante" (Publicações D. Quixote), "O Mês" e "O Cravo e o Travo".
Encontram-se disponíveis os depoimentos de Raimundo Narciso, de José Manuel Correia Pinto e a mensagem enviada pelo Ministro Mário Lino [aqui].

Sem comentários: